OS QUATRO PILARES PARA UMA BOA ADMINISTRAĆĆO
- coursedesenvolvime
- 29 de abr. de 2024
- 3 min de leitura

O engenheiro francĆŖs Jules Henri Fayol, fundador da teoria clĆ”ssica da administração, elencou cinco caracterĆsticas que todo bom administrador deve apresentar ao conduzir um negócio: a previsĆ£o, a organização, o comando, a coordenação e o controle.
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A partir da anĆ”lise de tais caracterĆsticas, Fayol elaborou a teoria da existĆŖncia de quatro pilares essenciais para uma boa administração, quais sejam, o planejamento, a organização, a lideranƧa, tambĆ©m denominada de direção, e o controle.
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As funƧƵes administrativas mencionadas estĆ£o inseridas no cotidiano de qualquer empresa, independentemente do porte, e sĆ£o imprescindĆveis para o bom andamento dos negócios empresariais.
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EntĆ£o, administrador(a), vamos conhecer as caracterĆsticas de cada uma delas e descobrir como executĆ”-las no seu negócio?
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Vamos lĆ”!
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1.Ā Ā Ā Ā PLANEJAMENTO
O bom andamento de qualquer negócio Ć© completamente incompatĆvel com o improviso. Para conduzir uma empresa da melhor forma possĆvel, Ć© necessĆ”rio um excelente planejamento.
Por meio dele, o administrador estabelecerÔ os objetivos e as metas do negócio, bem como traçarÔ as ações e medidas a serem tomadas para alcançar o que foi planejado.
Nesse ponto, é importante destacar que o planejamento não serÔ baseado tão somente na intuição do administrador, é necessÔrio um estudo minucioso sobre as questões internas da empresa e as projeções futuras do negócio, bem como uma anÔlise do segmento de mercado em que o negócio estÔ inserido.
Por meio do levantamento de todas as informaƧƵes, serĆ” possĆvel a elaboração de um planejamento eficaz que trarĆ” bons resultados para a empresa.
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2.Ā Ā Ā Ā ORGANIZAĆĆO
Após o planejamento, é necessÔrio colocar em prÔtica as ações e medidas que foram traçadas. Para isso, é preciso seguir o segundo pilar da boa administração: a organização.
Por meio dela, o administrador analisarĆ” os recursos disponĆveis na empresa e distribuirĆ” a execução do que foi previsto no planejamento entre os setores e os colaboradores do negócio.
Dessa forma, otimizarĆ” o tempo disponĆvel para a execução do plano, bem como evitarĆ”, na medida do possĆvel, o desperdĆcio dos recursos produtivos, uma vez que as tarefas serĆ£o, estrategicamente, distribuĆdas para os setores e profissionais competentes.
Diante disso, verifica-se que é necessÔrio não apenas a capacidade organizacional individual do administrador para executar o plano, mas também a organização dos setores e colaboradores envolvidos.
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3.Ā Ā Ā Ā DIREĆĆO OU LIDERANĆA
Exercer a direção de um determinado negócio Ć© adotar a postura de um verdadeiro lĆder, o que exige a apresentação de uma sĆ©rie de habilidades para impulsionar o capital humano a atingir o resultado previsto no planejamento.
Uma das principais habilidades que o lĆder deve ter para dirigir a empresa Ć© a inteligĆŖncia emocional, isto Ć©, a aptidĆ£o para visualizar as potencialidades, as carĆŖncias e as insatisfaƧƵes de cada colaborador, conduzindo-as da melhor forma.
Desse modo, Ć© evidente que a distribuição estratĆ©gica das atividades nĆ£o Ć© suficiente para alcanƧar os objetivos da empresa, sendo preciso que o lĆder influencie e mantenha os colaboradores do negócio motivados a seguirem o plano de ação.
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4.Ā Ā Ā Ā CONTROLE
Após o planejamento, a distribuição das tarefas e a constante motivação dos colaboradores, é necessÔrio exercer o último pilar da boa administração: o controle. Por meio dele, o administrador conseguirÔ garantir a boa execução de tudo aquilo que foi previsto no planejamento.
Para exercer controle sobre as atividades desempenhadas dentro da empresa, é preciso utilizar métricas, ou seja, indicadores técnicos de desempenho para avaliar se as tarefas estão sendo exercidas da forma prevista e gerando os resultados pretendidos.
Desse modo, quanto maior o número de métricas adotadas para a avaliação do desempenho, maior a precisão da avaliação feita. Entretanto, embora os números sejam importantes para a anÔlise, é necessÔrio se guiar também pela intuição ao interpretar as métricas observadas.
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Portanto, administrador(a), busque desenvolver e manter o equilĆbrio entre os pilares aqui abordados para conduzir os negócios de forma eficiente e atingir os resultados que deseja para sua empresa. Nesta caminhada, conte com a nossa consultoria administrativa.