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SOCIAL COMMERCE: SAIBA O QUE É E COMO APLICAR NO SEU NEGÓCIO

  • coursedesenvolvime
  • 2 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura


O buzz marketing, ou melhor, a famosa propaganda boca-a-boca, é uma das estratégias de marketing mais antigas e eficazes. Ela consiste, basicamente, na geração de comentários, opiniões, discussões e conversas sobre determinado produto ou marca.

 

O objetivo principal da referida estratégia de marketing é atrair e engajar determinado público para que este comece a falar sobre o produto ou marca de forma orgânica e natural. Desse modo, são os próprios consumidores que realizam a propaganda, aumentando o alcance da empresa para outros públicos.

 

Agora, pense em ampliar ainda mais o alcance da sua empresa num ambiente em que a liberdade geográfica e a troca de informações sobre os produtos e serviços são características marcantes. Pois bem, por meio do Social Commerce é possível!

 

Mas o que seria o Social Commerce e como aplicá-lo no seu negócio? Você descobrirá neste artigo.

 

Embora não haja consenso no mercado sobre a definição, a expressão “Social Commerce”, em tradução livre, significa “Comércio Social” e pode ser entendida enquanto uma estratégia de marketing baseada nas interações humanas - sobretudo as estabelecidas nas redes sociais - para aumentar o número de vendas de produtos e serviços.

 

O Social Commerce é comumente praticado em plataformas digitais como o Instagram e o Facebook nas quais a empresa cria um perfil oficial para divulgar seus produtos e serviços. Por meio dele, a empresa pode estabelecer autoridade no segmento de vendas que explora e, assim, passar confiança para os potenciais clientes, isto é, os seguidores do perfil.

 

Além disso, a prática do comércio nas redes sociais possui outras diversas vantagens. Para adquirir determinado produto, por exemplo, o cliente não precisa se deslocar até a loja física nem mesmo visitar qualquer outro site para efetuar a compra, pois todas as informações já são disponibilizadas na plataforma.

 

Outra vantagem é que, por meio das redes sociais, a empresa pode dialogar diretamente com os consumidores e aproveitar as trocas de informações realizadas pelos seguidores para ofertar produtos e serviços de acordo com as necessidades dos usuários, bem como poderá realizar recomendações personalizadas.

 

Agora que você efetivamente entendeu o que é o Social Commerce, vamos conhecer algumas estratégias para aplicá-lo ao seu negócio:

 

1.               MAKETING DE CONTEÚDO

Para captar e prospectar clientes nas redes sociais, a criação de perfis nas mais diversas plataformas digitais não é suficiente, é necessário manter os perfis ativos. Para tanto, é importante investir no denominado marketing de conteúdo.

A referida área do marketing focaliza na produção de conteúdo relevante e de valor para manter os seguidores do perfil engajados e atrair novos clientes. Para isso, é necessário, principalmente em plataformas visuais como o Instagram, investir na qualidade das publicações, sejam fotos ou vídeos.

Para além de divulgar produtos e serviços, a empresa, a depender do segmento, também pode explorar a criação de conteúdos informativos, educacionais ou até mesmo descontraídos para manter o engajamento dos seguidores e atrair cada vez mais potenciais clientes.

 

2.               LINGUAGEM CLARA

A linguagem utilizada nas redes sociais deve ser dotada de clareza e objetividade, principalmente para atingir o maior número de pessoas possível e conseguir vender a ideia que se deseja. Afinal de contas, quanto mais fácil o entendimento sobre o produto ou serviço, mais fácil será a venda, pois as pessoas compram aquilo em que confiam e somente confiam naquilo que conhecem.

Portanto, sempre que for se comunicar por meio das redes sociais, utilize uma linguagem simples, clara e objetiva. Nas redes, sobretudo quando se trata de vendas, não há espaço para palavras difíceis e rebuscadas.

Lembre-se: o seu principal objetivo é convencer uma pessoa de que ela precisa de determinado produto ou serviço, e ninguém se convence daquilo que não entende. Portanto, a simplicidade e a clareza serão suas maiores aliadas nessa jornada.

 

3.               ACESSIBILIDADE DIGITAL

Para atingir um público cada vez maior, você precisa investir em acessibilidade digital. Para tanto, identifique as dificuldades e anseios que a sua audiência enfrenta no meio digital para conseguir adaptar seus produtos e serviços e conquistar mais clientes.

Você pode explorar as inúmeras ferramentas que as plataformas digitais possuem para tornar mais acessível o conteúdo produzido. O Instagram, por exemplo, tem uma ferramenta de leitura de textos para pessoas surdas, que pode ser facilmente manuseada, além de outras ferramentas inclusivas. Portanto, explore-as.

 
 

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